Pesquisa de Natal da Abras – Associação Brasileira de Supermercados, divulgada na quinta-feira (26 de novembro), mostra que 65% das empresas aumentaram os pedidos junto à indústria em relação a 2008. O dado confirma as previsões do governo de um Natal aquecido. Outros 33% mantiveram o patamar de pedidos e 3% reduziram as compras.
As vendas dos supermercados em outubro cresceram 8,02% em relação a setembro e 7,27% em relação a outubro do ano passado. Em relação ao desempenho das vendas neste final de ano, as expectativas são otimistas: o setor espera crescer 7,9% em comparação com o Natal de 2008.
O levantamento revela também que 56% dos supermercados vão contratar mão de obra temporária para o período das festas de Natal e Ano Novo – o setor estima 11,5 mil novos trabalhadores no mercado. Desse total, 13% (ou 1,5 mil funcionários) devem ser efetivados.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 de outubro e 13 de novembro, com mais de 100 empresas do setor supermercadista.
Compras
A pesquisa da Abras mostra que os empresários supermercadistas aumentaram as compras de todos os produtos de Natal: frutas típicas (14,2%), refrigerante (14%) e cerveja (13,8%) foram os itens com maior percentual de aumento de encomendas.
