Com vagas abertas no mercado de trabalho, o setor supermercadista oferece oportunidades para jovens sem experiência profissional. Algumas áreas exigem qualificação, como panificação e açougue. Entretanto, outras como repositor e atendimento ao cliente dependem de comprometimento com o trabalho e disposição para aprender uma profissão. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) mostram que as vagas, no último Natal, foram o primeiro emprego para 25% dos temporários em supermercados e lojas de departamentos.
No Triângulo Mineiro, lojas filiadas à Rede Biz possuem diversos colaboradores nessa situação. Em Uberaba, o diretor da rede Pioneiro, Alexandre Borges, destaca a presença dos jovens no quadro de profissionais. “A maioria dos nossos funcionários chegaram para o primeiro emprego. Para cargos como atendentes de caixa, repositores, embaladores e atendentes de padaria, damos preferência a esse perfil. Hoje, mais de 50% das vagas são preenchidas por eles”, conta.
O gestor de Trade Marketing da Rede Biz, Gilson Cantuário, destaca a importância do setor na formação profissional diante da variedade de experiências oferecidas aos jovens. “Considero de grande valia a transmissão de conhecimento do espírito empreendedor que a maioria dos supermercadistas possui. Nesse ambiente, os jovens têm a oportunidade de conviver de perto com tais iniciativas”, ressalta.
