Nesta segunda-feira, 13 de junho, a prefeita de Ribeirão Preto Dárcy Vera, acompanhada do secretário da Casa Civil, Layr Luchesi Junior, recebeu em seu gabinete diretores de redes de supermercados instalados no município para discutir o fim do uso das sacolas plásticas, à base de petróleo, e a substituição destas por sacolas feitas à base de amido de milho. O acordo com o setor estabelece a proibição total do uso de sacolas plásticas a partir de 1º de janeiro de 2012.
Participaram da reunião o diretor da APAS Regional Ribeirão Preto, Tiago Albanezi; o vice-diretor desta Regional Eder Mialich; o vice-presidente da APAS, Chalim Savegnago; e representantes das redes Ricoy, Pão de Açúcar (Assaí e Extra), Carrefour (Atacadão e Dia), Walmart, Rede 10 Supermercados, Alpheu, Savegnago e Mialich.
O vice-diretor da APAS Regional Ribeirão Preto, Eder Mialich, presente no encontro, disse que a prefeita mostrou disponibilidade e apoio em colaborar com a campanha de conscientização. Nesse sentido, um projeto de lei será encaminhado à Câmara de Vereadores, estabelecendo como prazo para a proibição do uso das sacolinhas o dia 31 de dezembro deste ano.
Mialich ressaltou que os supermercadistas da cidade adotarão como modelo de campanha o projeto de Jundiaí – ao invés das sacolas plásticas, os consumidores terão a opção de utilizar sacolas compostáveis para carregar suas compras, embalagens reutilizáveis ou ainda caixas de papelão.
“Nossa maior preocupação é a preservação do meio ambiente. Ao adotar as sacolas feitas de amido de milho que se decompõem em 180 dias, estaremos colaborando para um planeta saudável, além de reduzir em 95% o uso destas. Nosso objetivo, ao estabelecer este prazo, foi o de permitir que a população possa se adaptar ao uso de embalagens recicláveis e reutilizáveis”, disse a prefeita Dárcy Vera.
