O Estado de São Paulo é pioneiro na substituição das sacolas descartáveis nos supermercados. Após a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco conscientizar a população sobre a importância da mudança de hábito, Ministério Público Estadual, Procon-SP e Associação Paulista de Supermercados (APAS) assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o fim das embalagens descartáveis no setor paulista. Agora, durante um período de adaptação, os lojistas devem informar os consumidores da mudança.
“O TAC pede uma atenção maior dos supermercadistas na divulgação da substituição das sacolas. Nas lojas a comunicação deve ser ostensiva e clara para que os clientes se adaptem”, informa o presidente da APAS João Galassi. Acesse aqui o texto oficial para cavaletes na entrada das lojas.
Uma sacola reutilizável com valor de R$ 0,59 também é disponibilizada para a compra. O objetivo é incentivar o uso dessa alternativa no transporte de mercadorias. “Durante seis meses queremos facilitar a compra desses itens pela população. Mas a ideia é fazer com que todos levem de casa suas sacolas, para no dia 3 de abril estarem preparados”, explica Galassi. Nesta data, a venda e a distribuição gratuita de sacolas descartáveis estarão proibidas.
Veja aqui mais informações sobre o TAC e as regras que devem ser seguidas pelos supermercadistas.
