Apesar do contexto de crise, os supermercados da rede Dia apresentaram crescimento de vendas em Portugal, aumentando o faturamento dos primeiros nove meses do ano para 711,9 milhões de euros.
O crescimento do Dia em Portugal esteve, contudo, aquém do desempenho global do grupo, cujas vendas de janeiro a setembro subiram 6,2%, para 8,73 milhões de euros. Na Espanha, que é ainda a maior plataforma do grupo, o faturamento cresceu 5,7%, para 3,65 milhões de euros.
Com 6.982 supermercados espalhados pela Espanha, Portugal, França, Brasil, Argentina, Turquia e China, o grupo espanhol teve nos primeiros nove meses do ano um lucro de 99,2 milhões de euros, ante 35,9 milhões no mesmo período do ano passado.
O EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), em base ajustada, subiu 10,2% face ao ano passado, para 415,6 milhões de euros.
O presidente executivo do grupo, Ricardo Currás, comentou que o terceiro trimestre de 2012 foi excelente para a rede Dia. “Não só aumentamos o crescimento das vendas, como também voltamos a melhorar os resultados, apesar do efeito negativo de calendário. Brasil e Argentina continuam a ser os principais motores do crescimento da companhia”, afirmou o CEO do grupo.