O Brasil está se conscientizando para a importância da reeducação ambiental. Supermercados de Venâncio Aires, no interior do Rio Grande do Sul, já incentivam o uso de ecobags em substituição às sacolas descartáveis, refletindo uma tendência nacional e mundial.
”O setor supermercadista acompanha o movimento mundial do consumidor consciente. Noventa por cento das lojas deixaram de descartar milhões de sacolas e ajudam na mudança de comportamento em prol da preservação do meio ambiente”, afirma o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi. No estado paulista, desde o dia 4 de abril os supermercados não mais distribuem e vendem sacolas descartáveis.
Ações de conscientização
O Supermercado Frey, por exemplo, distribui sacolas reutilizáveis para seus consumidores durante eventos em Venâncio Aires. A Rede Vivo disponibiliza aos clientes um modelo de sacola especial da rede por R$ 0,99. Todas essas iniciativas são divulgadas em veículos de comunicação e reforçadas pelos colaboradores que trabalham nos checkouts das lojas.
Outro exemplo de adoção do hábito sustentável na cidade é o Supermercado Lehma. Em breve, as lojas da rede lançarão uma campanha em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Pelo projeto, os clientes que possuem o cartão fidelidade poderão acumular pontos para trocar por sacolas elaboradas pela instituição do município.
O Supermercado Lenz, outra rede da região, inicia ainda neste mês campanha de incentivo aos meios sustentáveis para carregar as compras. A cidade de Venâncio Aires está localizada a 130 quilômetros da capital, Porto Alegre, e possui aproximadamente 65 mil habitantes.
