Representantes de redes supermercadistas paulistas e empresas fornecedoras do setor reuniram-se nesta segunda-feira (29 de abril), na sede da Associação Paulista de Supermercados (APAS), em São Paulo, para discutir a comercialização de produtos fracionados nas lojas. Eles, que integram o Comitê de Segurança Alimentar da APAS, estudam melhorias na operacionalização e comercialização desses itens, e em breve apresentarão propostas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Durante o encontro, os representantes foram divididos em dois grupos: um para tratar de carnes e outro de laticínios. O objetivo foi entender o processo de fracionamento e exposição de produtos, verificar a possibilidade de extensão do prazo de validade e condições ideais de temperatura e armazenagem. O Comitê estuda para o próximo encontro, marcado para o dia 15 de maio, trazer um especialista no assunto para verificar as abordagens.
Na reunião de hoje estiveram presentes o diretor do Comitê, Paulo Pompilio – também diretor de Segurança Alimentar da APAS, e 24 representantes das redes associadas Pão de Açúcar, Walmart, Sonda, Satmo, D’Avó, Futurama, Carrefour, Coop e Bergamini, e das empresas fornecedoras Seara, Polenghi, Aurora e Quatá Alimentos.
O Comitê
O Comitê de Segurança Alimentar da APAS foi criado no final de 2011 com o objetivo de entender as legislações sanitárias e promover as melhores práticas junto aos associados. É composto por técnicos do setor especializados no assunto, entre eles nutricionistas e veterinários das redes varejistas. As reuniões, antes mensais, serão realizadas quinzenalmente.

