A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) divulgou que as 737 lojas de supermercados associadas às 18 principais redes de negócios gaúchas acumularam um faturamento bruto de R$ 2,60 bilhões no ano passado, respondendo por 14,09% do total do setor no Estado. A participação do segmento das centrais de negócios no PIB do Estado permaneceu estável, passando de 1,23% em 2009 para 1,09%.
Na comparação com 2009, as 18 redes participantes registraram uma queda de 0,67% em seu faturamento nominal. O presidente do Comitê Agas das Centrais de Negócios, Cláudio Schwerz, justifica a redução pelo enxugamento no número de associados às redes. “É um processo de amadurecimento das centrais, que consolidaram a sua atuação, permanecendo fortes e com crescimento sustentável. De nada adianta quantidade de empresas, o que vale é buscar parceiros que acreditam e valorizam a associação”, aponta o empresário, que também preside a Rede Gaúcha.
Em 2009, as mesmas 18 redes participantes do levantamento comportavam 810 lojas supermercadistas, contra 737 deste ano. Segundo o supermercadista, as centrais estão atentas aos novos desafios impostos pela concorrência de grandes grupos, que enxergaram o crescimento das lojas de vizinhança e estão com projetos de expansão neste formato.
Fonte: Jornal do Comércio
