O setor supermercadista brasileiro ultrapassou a marca dos R$ 200 bilhões em faturamento no ano passado, segundo o Ranking Abras. Com crescimento de 7,5%, o setor saltou, em valores absolutos, de R$ 177 bilhões para R$ 201,6 bilhões, no quarto ano consecutivo com expansão acima de 6%.
De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o número de checkouts cresceu 4,1%, passando de 191,5 mil para 199,3 mil. A área de vendas total foi de 19,2 milhões de metros quadrados para 19,74 milhões de metros quadrados – uma expansão de 2,8%. O número de lojas aumentou 3,6%, passando de 78,3 mil para 81,1 mil unidades e o total de colaboradores subiu de 899,7 mil para 919,8 mil.
“O número de funcionários empregados pelo autosserviço dá a dimensão da importância do setor para a economia do País. Estamos entre os que mais empregam, disparadamente. Assim, os bons números do ranking são positivos para o Brasil e para o crescimento saudável e justo de sua economia”, afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Apesar do crescimento, a participação do setor no Produto Interno Bruto (PIB) ficou tecnicamente estável, com 5,5% em 2010, contra 5,6% em 2009, mostrando que outros setores produtivos do País também registram expansão no mesmo ritmo ou até em ritmo superior ao do autosserviço.
Fonte: Portal Abras
