O consumidor paulista se adapta à nova prática sustentável nos supermercados. A partir de 4 de abril, definitivamente, todos os supermercados substituirão as sacolas descartáveis. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em vigor desde 3 de fevereiro, conscientiza os clientes sobre a importância da mudança de comportamento.
“Todos nós estamos empenhados na causa. O descarte irracional de sacolas traz inúmeros problemas ao meio ambiente. O setor é pioneiro na iniciativa e já é exemplo para todo o Brasil”, disse o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi.
Cumprimento do TAC
O acordo entre o Ministério Público do Estado de São Paulo, o Procon-SP e a APAS prevê um período de adaptação aos clientes para a substituição das sacolas. Para isso, as lojas devem oferecer gratuitamente uma alternativa até o dia 3 de abril, quando, definitivamente, as sacolas descartáveis serão abolidas no setor.
No Dia do Consumidor (15 de março), as lojas presentearam os seus clientes com uma sacola reutilizável. Quem adquiriu no mínimo cinco itens ganhou uma embalagem ecológica para ser utilizada nas compras. Outra regra do TAC prevê a disponibilização de sacolas econômicas a R$ 0,59.
“O consumidor está mais preparado para, a partir de abril, levar sua sacola reutilizável às compras. A campanha pela substituição da sacola descartável segue forte”, diz o diretor de Sustentabilidade da APAS João Sanzovo.
Leia aqui a íntegra do acordo.
