Depois de terem crescido 8,15% no ano passado em relação a 2009, segundo a Associação Mineira de Supermercados (Amis), as redes do Estado continuam apostando em abertura e reformas de lojas para expandir os negócios em 2011. É o caso da rede de supermercados BH, focado no atendimento às classes C e D. Em 2010, nada menos do que 16 lojas foram abertas. Desde o início de 2011, mais duas já foram inauguradas e outras seis ainda virão.
No entanto, Pedro Lourenço de Oliveira, diretor do BH, tem outra preocupação: reformar pelo menos seis das suas 110 lojas. Oliveira explica que o objetivo é modernizar, fazer padronizações e renovar equipamentos. “Não posso deixar as lojas ficarem velhas”, afirma. Para isso, o investimento estimado é de R$ 1 milhão em cada unidade reformada. O empresário almeja encerrar 2011 com faturamento 18% superior ao do ano passado.
Outro exemplo é o SJ Supermercados. Com seis lojas no interior de Minas, comemora o bom desempenho no primeiro trimestre e planeja fechar o ano com faturamento na casa dos R$ 95 milhões – 20% acima do ano passado, quando atingiu R$ 78 milhões em vendas. Segundo Allysson e Fausto Jácome, integrantes da segunda geração da família que comanda a rede, a meta agora é inaugurar uma loja a cada ano.
