Estreitar o relacionamento com clientes e demais públicos. É o que pensam as redes de supermercados Pão de Açúcar, Oba Hortifruti, Barbosa e Big Lar sobre o uso do Twitter – microblog que está mudando a estratégia de comunicação das empresas. As redes consultadas para esta reportagem são unânimes ao afirmar que o canal imprime uma nova velocidade à comunicação, representando uma contribuição da mídia social ao se colocar conversando com o consumidor.
A maioria dos tweets (comentários) – até cinco diários – são postados a fim de se divulgar novos produtos, novidades, campanhas de marketing e promoções diversas, oportunidades de trabalho, projetos de responsabilidade social e até dicas de gastronomia e de qualidade de vida.
A gerente de E-Marketing do Grupo Pão de Açúcar, Andrea Dietrich, acredita que o microblog já se tornou uma das principais ferramentas de marketing social utilizadas pelas grandes empresas. “Os canais criados pela internet permitem um contato direto com nossos clientes para ouvir o que eles têm a falar sobre nossas marcas e entender melhor suas preferências, gerando assim maior fidelização”, afirma. Para ela, o grande desafio é saber usar essa ferramenta, ou seja, disponibilizar conteúdos de interesse aos usuários. O grupo possui três endereços no Twitter: o próprio Pão de Açúcar, o Extra e a marca própria Taeq.
A Rede Oba Hortifruti também acha importante oferecer atendimento aos clientes por meio do Twitter: uma equipe de nutricionistas responde às dúvidas dos internautas sobre alimentação saudável. “Identificamos essa necessidade devido ao interesse dos clientes em conhecer nossos produtos e em obter informações sobre os benefícios dos alimentos para a saúde”, avalia a gerente de Marketing Flávia Quintanilha.
As redes Barbosa, de São Paulo, e Big Lar, do Mato Grosso, creem que a existência de estratégias de comunicação digital não exclui outras formas de comunicação, mas sim as integram. Dessa maneira, a preocupação está não somente em divulgar produtos, mas também conhecer as percepções dos públicos a respeito de suas práticas.
Confira os links do Twitter:
http://twitter.com/paodeacucar
http://twitter.com/OBA_Hortifruti
http://twitter.com/barbosasm
http://twitter.com/superbiglar
Siga a APAS no Twitter: http://twitter.com/infoapas
