O setor supermercadista do Estado de São Paulo distribui, de forma racional, sacolas descartáveis nas lojas a partir de hoje (28 de junho). Obedecendo a decisão da 1ª Vara Cível do Fórum Central, os associados da Associação Paulista de Supermercados (APAS) foram instruídos a disponibilizar as embalagens que possuem em seus estoques ou solicitar imediatamente a seus fornecedores. O departamento jurídico da APAS está analisando a ação e as razões que levaram a concessão da liminar, para posteriormente definir quais medidas serão adotadas para a transformação para uma sociedade mais sustentável.
“Não vamos perder o foco da nossa campanha, que é a conscientização dos consumidores para o uso racional das embalagens. Continuaremos a incentivar por meio, inclusive, de campanhas internas, o uso de ecobags e outros meios sustentáveis no transporte de mercadorias”, disse o presidente da APAS João Galassi, em pronunciamento oficial aos associados na tarde desta quarta-feira (27 de junho).
O pronunciamento foi transmitido ao vivo pela internet, e pôde ser assistido por todos os associados da capital, Grande São Paulo, litoral e interior. Os supermercadistas também enviaram perguntas, que foram respondidas pelo presidente João Galassi. Na ocasião, ele pontuou as próximas ações da entidade em relação à campanha das sacolas. “Em breve as lojas receberão um novo material de divulgação, com documentário educativo para os consumidores. Outra novidade será a produção de vídeos explicativos para colaboradores. Não há lei que proíba nossas ações de conscientização. Nosso esforço visa à mudança de comportamento do consumidor e isso já podemos comemorar”, ressaltou.
“Faremos ações que beneficiam os consumidores ecologicamente conscientes. Vamos conscientizar quem ainda não conhece os malefícios do uso irracional dos recursos naturais”, afirmou Galassi. A entidade também irá sugerir aos associados que adotem políticas diferenciadas de preços para sacos de lixo reciclados.
Assista ao vídeo:
