O Estado de São Paulo possui 21% das lojas de supermercados do Brasil, mas é responsável 32,3% do faturamento do setor nacional. Os dados do Ranking ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) demonstram a alta rentabilidade do setor paulista e sua importância para a economia brasileira. Acesse aqui a pesquisa completa.
“O número de lojas paulistas é menor do que sua percentagem em faturamento, mostrando a rentabilidade e a grande movimentação financeira. São Paulo é a maior praça do Brasil”, afirma o vice-governador do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, durante a solenidade de abertura da Feira APAS 2013, realizada de 6 a 9 de maio, em São Paulo.
O faturamento nacional do setor, conforme dados da ABRAS e Nielsen, foi de R$ 248 bilhões em 2012, o que equivale a 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB). No exercício de 2012, o setor cresceu 10,7% nominalmente e 4,8% deflacionado pelo IPCA/IBGE.
O setor representa, ainda, 9% do consumo das famílias e 54% do comércio brasileiro, e emprega um milhão de pessoas diretamente e três milhões indiretamente. Assim, 15,6% da população economicamente ativa empregada estão nos supermercados.
