O volume de vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo em janeiro foi um dos destaques do comércio varejista no primeiro mês deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação de janeiro de 2010 com o mesmo mês do ano passado, as vendas no segmento subiram 10,2%.
O setor supermercadista foi responsável por 47% da taxa global de vendas no varejo (incluindo todos os segmentos de economia), que subiram 10,40% na comparação entre janeiro deste ano e janeiro de 2009. Na avaliação do IBGE, o desempenho foi motivado pelo aumento do poder de compra da população, devido ao crescimento da massa de rendimento real efetivo dos assalariados.
No acumulado dos últimos 12 meses até janeiro, a alta no segmento ficou em 8,6%. Na comparação com dezembro do ano passado, as vendas em super e hipermercados subiram 1,4% em janeiro.
“O consumidor voltou a confiar na estabilidade do país e evidencia isso quando volta a comprar”, avalia João Sanzovo Neto, presidente da APAS, que acredita na manutenção da alta do consumo no setor nos próximos meses do ano.
Revisão do PIB
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em alguns trimestres de 2009 foi mais forte que o divulgado inicialmente, segundo revisões do IBGE. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, a economia cresceu 1,7% no terceiro trimestre, ante dado anterior de expansão de 1,3%.
No acumulado do ano, em relação ao mesmo período de 2008, o PIB variou -0,2%. Nessa comparação, a agropecuária (-5,2%) e a indústria (-5,5%) tiveram quedas, enquanto os serviços (2,6%) cresceram.
Acesse aqui e veja os resultados trimestrais do PIB em 2009.

