“A importância do Plano Brasil sem Miséria é resgatar alguma coisa que ainda falta no Brasil de hoje. Temos ainda 16 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza e vamos tornar esses cidadãos brasileiros mais cidadãos plenos”. Assim definiu o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, que assinou protocolo com o Governo Federal para aquisição da produção da agricultura familiar.
“Em conjunto podemos ampliar a aquisição de produtos da agricultura familiar, que muitas vezes têm dificuldade de acesso ao mercado. Estamos falando de 85 mil lojas de autosserviço em todo o Brasil, de 35 mil supermercados, de um abastecimento de 85% dos lares brasileiros”, explicou.
A Abras apoiará também o plano na capacitação e contratação da mão de obra. “O Brasil sente hoje a falta de trabalhadores capacitados, inclusive em questões ligadas ao primeiro emprego. O supermercadista tradicionalmente é um empregador do primeiro emprego. O primeiro emprego é sempre em um comércio, geralmente próximo de casa”, disse.
Para isso, a associação vai utilizar a sua Escola Nacional de Supermercados na capacitação de mão de obra, “para que a pessoa possa entrar em um supermercado e entender melhor essa operação e poder contribuir de uma forma mais efetiva”, contou Sussumu.
Fonte: Blog do Planalto
