O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, discursou na última quinta-feira (2 de junho) em Brasília, durante o lançamento do Plano Brasil sem Miséria. Na ocasião, Honda – líder do movimento junto aos supermercados – assinou um protocolo com o Governo Federal para aquisição da produção da agricultura familiar.
Honda ressaltou a importância e vontade do setor em apoiar o plano. “É uma oportunidade ímpar de integrar ainda mais milhões de consumidores, com as ações estratégicas coordenadas por este governo.” Em seu discurso, ele afirmou que os supermercados podem ampliar a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar. “Estamos falando de 85 mil lojas de autosserviço em todo o Brasil, de 35 mil supermercados, de um abastecimento de 85% dos lares brasileiros”, explicou.
A Abras e o setor supermercadista apoiam também o plano no que se refere à capacitação e contratação da mão de obra. “A questão da capacitação de mão de obra é das mais importantes para o país. Faltam colaboradores capacitados em diversas áreas e no nosso setor não é diferente. É um grande desafio deste programa apoiar a capacitação de mão de obra e oportunizar sua inserção nos postos de trabalho das nossas redes varejistas”, ressaltou.

