Na segunda-feira (23), cerca de 70 executivos do setor varejista se reuniram no Centro de Convenções Espaço APAS, em São Paulo, durante o evento Papo de Varejo, promovido pela in360 em parceria com a SuperVarejo. Ao longo do dia, foram debatidos temas como governança, inteligência de negócio, experiência, operações e tecnologia.
O Diretor-Geral da APAS, Carlos Correa, realizou a abertura do evento, reforçando a importância de eventos que promovam a troca de experiências e a geração de conhecimento qualificado para o setor varejista.
O painel “Governança: o caminho para avançar com a metamorfose do varejo”, foi o primeiro debate do dia, e contou com a presença de Carlos Correa, José Barral, sócio da Cendon & Barral Assessoria e Consultoria Administrativa; Juedir Teixeira, sócio fundador da JTB Consultoria; Valeria Rodrigues, CEO e sócia da Shopper Experience; Vanessa Sandrini, diretora de varejo no Grupo JHSF/FASANO e moderação de Samuel Vanio Costa, CEO do Enxuto Supermercados. Os participantes discutiram o papel da governança nas empresas e como manter um negócio sustentável em um momento de intensa transformação no varejo, conservando margens baixas e alta competividade.
Durante o painel “Inteligência de Negócio: o conhecimento para gerir o negócio e antecipar movimentos”, participaram Deborah Maeda, diretora global da Rappi Insights; Fábio Camparini, fundador da Smart Sell Pro; Felipe Mendes, VP América Latina, Tech & Durables; Felipe Salvador, Segment Owner Varejo da Selbetti; Rodrigo Mariano, gestor de Operações e Projetos da APAS, e o moderador Olegário Araújo, consultor e conselheiro de Inteligência de Negócio. Além de discutir a implementação das inteligências artificiais nos negócios, o grupo também discutiu os diferentes tipos de inteligências necessárias no mercado de trabalho, inclusive a inteligência emocional.
O terceiro painel do evento discutiu o tema “Operações e Tecnologias: as escolhas dependem do propósito e proposta de valor – o básico bem-feito na operação de lojas”. Moderado pelo gestor de serviços aos supermercados da APAS, Eduardo Ariel Grunewald, participaram deste debate Gilmario Cavalcante, head of operations e partnerships da SENSEI; Jorge Inafuco, sócio-diretor da LeadersLab; Patricia Quintiliano, diretora de marketing da STOA Estratégias Digitais; Victor Leal, cofundador e vice-chairman do Grupo Marche; e o professor, palestrante e conselheiro consultivo Marcos Escudeiro. O foco do debate ficou no dia a dia das empresas, e como implementar tecnologias na operação de lojas que estejam alinhadas com os objetivos das empresas.
Por fim, o evento encerrou com o painel “Experiência: a vantagem competitiva passará pelos relacionamentos”, moderado pela CEO da Shopper 2B, Bruna Falani, com a participação de Christian Abramson, fundador da Cübik Consulting; Fabiano Benedetti, gestor de marketing e negócios da APAS, e Ricardo Pastore, Retail Lab da ESPM.