Em homenagem ao Dia dos Avós, celebrado no próximo domingo, dia 26 de julho, reunimos dados de consumo dos seniores e também alguns insights para quem quer oferecer um bom atendimento, a fim de fidelizar e conquistar resultados ainda melhores junto a esse público.
Perfil de Consumo
• 16% pagam mais por produtos de interesse, já que escolhem marcas premium
• 30% integram famílias de renda alta
• 85% dos seniores usam WhatsApp, quase o mesmo que a média da população (90%)
• 25% seguem trabalhando
• Estabelecem forte conexão entre hábitos alimentares e saúde
• Prestam mais atenção aos rótulos nas embalagens
Sortimento
Para surpreender o sênior, é importante oferecer um bom mix de produtos frescos, saudáveis e dietéticos. Eles costumam frequentar a cesta de compras, nesse perfil: pão integral, biscoito sem recheio, requeijão light, leite em pó desnatado, iogurte diet/light/zero e refrigerante diet/light/zero, além de alimentos em porções individuais.
PDVs
Ainda que, em tempos de pandemia, o recomendado seja as pessoas com mais de 65 anos não saírem de suas casas, o ideal é reservar um horário especial para o atendimento exclusivo dos interessados, na parte da manhã. E, para recebê-los bem, vale atentar aos seguintes pontos:
• Desde a entrada do estacionamento, demonstre que eles são bem-vindos. E, se ainda não tiver feito isso, atualize a sinalização nas vagas especiais: o novo pictograma substitui o idoso curvado com bengala por um 60+ ativo, em movimento.
• Corredores largos, iluminação adequada, sinalização ampliada em toda a loja, piso antiderrapante, área de encontro e degrau embutido nas gôndolas facilitam o deslocamento desse público.
• Uma boa sinalização nas gôndolas, com cores e ícones mais intuitivos, evita que o shopper idoso seja obrigado a ficar lendo muito.
Ações comemorativas
Quem disse que o sênior não é digital? A Dalben Supermercados, que detém três lojas em Campinas, realizará, este ano, um concurso cultural para receber, via hotsite, receitas doces criadas pelos avós. O vencedor ganhará um vale-compras e terá a preparação divulgada e reproduzida ao vivo por uma chef, nos canais oficiais da rede.
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Fonte: Kantar e Customer Experience 60+
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