Entre os dias 25 e 26 de setembro, aconteceu a quarta edição do Retail Loyalty Congress, em Amsterdam (Holanda), evento que contou com a cobertura da Revista SuperVarejo. Realizado a cada dois anos, o encontro é promovido pela BrandLoyalty – empresa holandesa que atua no desenvolvimento de campanhas para o setor varejista de alimentos com foco na fidelização dos clientes.
O primeiro dia de evento contemplou uma viagem à cidade de Breda, ao sul holandês, cuja visita a NTHV University of Applied Sciences – Academy for Digital Entertainment, trouxe um maior conhecimento sobre a universidade – trata-se de um centro de conhecimento que envolve diversas áreas ligadas à indústria de entretenimento digital, também com foco em pesquisas. Na ocasião, foi apresentado pela primeira vez ao público o supermercado virtual desenvolvido pela instituição, que tem a proposta de realizar pesquisas para o setor varejista.
Ainda em Breda, houve a visita à loja Jumbo – a maior loja de supermercado da Holanda. A rede tem a filosofia de trabalho diferenciada no mercado, que possui sete garantias, a exemplo de trabalhar com preço baixo todo dia, prestar assistência ao cliente com as compras e levá-las até o carro, além de fornecer apenas produtos frescos e distantes do prazo de validade.
Já o segundo dia de evento reuniu diversos especialistas em varejo, a exemplo do Co-CEO da Whole Foods, Walter Robb; o futurólogo e especialista em tendências de mercado, Magnus Lindkvist; além do responsável por desenvolver o programa de relacionamento da rede de supermercados Tesco, Clive Humby. Com o tema “Conquistando corações e carteiras”, os profissionais relacionaram diferentes pontos de vista, mostrando, dentre outras discussões, que conquistar a fidelidade do consumidor é um fator de extrema relevância para o sucesso do varejo.
No dia após o encerramento do evento, a empresa BrandLoyalty promoveu uma viagem a Londres, na Inglaterra, sendo que a comitiva brasileira – composta por sete pessoas – teve a oportunidade de visitar
diferentes lojas de supermercados, entre elas Whole Foods, Tesco, Harrod’s e Sainsbury’s.
Legenda da foto acima: O superintendente da APAS Carlos Corrêa; e a repórter da Revista SuperVarejo Nathalie Gutierres, ao lado da comitiva brasileira e executivos da BrandLoyalty