Cuidar do meio ambiente e das pessoas, por meio de estratégias economicamente viáveis para o setor supermercadista, é o grande desafio da Diretoria de Sustentabilidade da APAS. O diretor João Sanzovo Neto iniciou sua gestão em setembro de 2010 – mesma data da posse do presidente João Galassi -, com a missão de estender a experiência de Jundiaí a todo o Estado de São Paulo. Em meio à implantação da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, Sanzovo já comemora excelentes resultados: São Paulo será exemplo para todo o Brasil em sustentabilidade.
“Estamos otimistas e felizes com os resultados da Campanha. Todos estão convidados a fazer parte desta grande ação, que é apenas o começo da adoção de medidas sustentáveis no setor, mas que certamente fará muita diferença no meio ambiente”, disse o diretor de Sustentabilidade da APAS João Sanzovo. A entidade assinou um termo de cooperação com o governo estadual para que em janeiro de 2012 todos os supermercados paulistas deixem de distribuir sacolas descartáveis e ofereçam alternativas sustentáveis. Em breve será assinado um protocolo envolvendo também o Ministério do Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), visando conscientizar os brasileiros para o ‘descarte zero’.
A Diretoria lançará ainda neste ano o Guia da Loja Verde, orientando sobre alternativas sustentáveis nas lojas. “O material ajudará principalmente os pequenos e médios supermercadistas na adoção de medidas ecológicas”, contou o vice-diretor de Responsabilidade Ambiental Antônio Gandra. O Guia traz exemplos de lojas que implantaram projetos ecológicos e, além de colaborar com a natureza, obtiveram outros resultados, como a redução de despesas, valorização de suas marcas, atração e retenção de talentos e fidelização de clientes.
Vice-Diretorias
A Diretoria de Sustentabilidade da APAS é composta pelas vice-diretorias de Responsabilidade Social (Suzana Sanzovo) e Responsabilidade Ambiental (Antônio Gandra). “Trabalhamos em um tripé, no qual o meio ambiente, as pessoas e a economia do setor andam de mãos dadas”, explicou o diretor João Sanzovo.
A vice-diretora de Responsabilidade Social Suzana Sanzovo trabalha com projetos como o Vaga Carta, Forno e Fogão e Mãos Feitas, além de apoiar ações de cunho social, como Campanha do Agasalho e Pense Rosa. Enquanto isso, o vice-diretor Antônio Gandra busca soluções da responsabilidade ambiental para o setor supermercadista. “Atitudes socialmente responsáveis, além de contribuir para um mundo melhor, fidelizam nossos clientes”, opinou Antônio Gandra.
“Estamos apenas no começo. Acompanho desde 2007, quando era presidente da APAS, a discussão sobre o descarte irracional das sacolas e posso dizer que crescemos muito com a experiência de Jundiaí. Percebemos a importância da sustentabilidade no setor e viabilizamos as ações a favor do meio ambiente”, disse João Sanzovo. “Acredito no sucesso da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco e convido a todos para participarem”, concluiu.
Gerência de Relações Institucionais
Para dar suporte na execução dos projetos da Diretoria, a APAS criou a Gerência de Relações Institucionais, que cuidará dos projetos da presidência e de sustentabilidade e assuntos regulatórios. O gerente Rogério Miotto e sua equipe analisam as propostas e projetos do poder público antes que se tornem leis, levando em conta o interesse dos associados.
