Cases de sucesso e negócios sustentáveis. Temas que nortearam o painel Capital Humano do Congresso APAS 2014, realizado na última quinta-feira, 8, no Expo Center Norte. Além do presidente da APAS, João Galassi, e a diretora de Responsabilidade Social da Associação, Virgínia Galassi, participaram do painel Maurício Cavichiolli (diretor de Responsabilidade Ambiental da APAS), Alcione Albanese (presidente da FLC), Laura Pires (gerente de Sustentabilidade do GPA), Tatiana Trevisan (gerente de Sustentabilidade do Walmart Brasil), Paulo Pianez, (diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil). O painel foi mediado pelo diretor de Sustentabilidade da APAS, Erlon Ortega.
“É uma grande honra podermos promover esse painel que trata a sustentabilidade e mostra cases de sucesso. Obrigada por acreditarem na responsabilidade social e no poder da transformação desse mundo em um lugar cada vez melhor para se viver”, afirmou Virgínia Galassi, após apresentação de um vídeo com um resumo sobre o trabalho desenvolvido em sua gestão.
Alcione Albanese abordou o projeto “Amigos do Bem”, que desenvolve um trabalho de sustentabilidade no Sertão N ordestino. Ela explicou que o Projeto tem 1.900 famílias cadastradas e mais de 60 mil pessoas atendidas.
Maurício Cavichiolli, gerente Operacional dos Supermercados São Vicente e diretor de Responsabilidade Ambiental da APAS, contou como a rede trabalha esta questão em oito municípios de Campinas, gerando 2.800 empregos. Segundo o executivo, algumas redes do varejo não enxergam a sustentabilidade como algo lucrativo. “O grande dilema da sustentabilidade é como fazer dela uma promotora de lucratividade. É preciso entender que a sustentabilidade é uma grande mantenedora da confiança”, disse.
Palavras que são assertivas, segundo a gerente de Sustentabilidade do Walmart Brasil, Tatiana Trevisan, que ainda falou da importância da valorização do tema: “Sustentabilidade é estratégia, traz redução de impactos ambientais, benefícios à sociedade e à lucratividade”, afirmou. Depois, apresentou cases de sucesso, tais como o Clube dos Produtores e a Plataforma Pecuária Sustentável.
A gerente de Sustentabilidade do GPA, Laura Pires, também apresentou cases importantes, como por exemplo, Caras do Brasil (valorização da cultura local) e Capacitando Futuros Colaboradores (promove capacitação técnica e empregabilidade para jovens). “Devemos sempre suavizar a sustentabilidade para torná-la mais atrativa”, frisou o diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, Paulo Pianez.
Para fechar o painel com chave de ouro, a diretora de Responsabilidade Social da APAS, Virgínia Galassi, salientou que o varejo tem um papel importante quando o tema é responsabilidade social. “O varejo tem a missão de informar nossos consumidores, porém, esse papel é de todos nós também”, afirmou.
Já o presidente da APAS, João Galassi, aproveitou a ocasião para agradecer o público presente e a diretoria da Associação. Galassi ainda abordou a importância de oferecer produtos mais saudáveis para estimular o consumo consciente. “Muito se fala em consumo consciente. Acredito que quanto mais saudáveis forem nossos produtos, mais incentivamos esse consumo e, consequentemente, venderemos mais”, concluiu.
