Valor da marca pode variar muito conforme a política de sustentabilidade da empresa
As marcas consagradas no mercado valorizam a responsabilidade social. Conforme a consultoria BrandAnalytics, especializada na gestão de marcas, o valor da marca se calcula a partir da percepção da sustentabilidade, um dos ativos intangíveis mais importantes de uma empresa. “Acreditamos que o correto é haver uma coerência entre o discurso e a prática”, afirma Fernando Byington Egydio Martins, diretor executivo de estratégia da marca e comunicação corporativa do Banco Real. “A sustentabilidade prevê uma integração entre esses conceitos de sustentabilidade e os negócios.” Em certas ocasiões, o Banco Real rompeu o atendimento a clientes que agiam de forma ilegal. Todos os comunicados e publicações destinados aos funcionários e clientes são feitos em papel reciclado. O relatório de sustentabilidade concluído pelo Banco Real aborda assuntos como os valores das tarifas cobradas e as taxas de juros praticadas pelo banco, uma atitude pioneira no mercado financeiro. “A marca expõe a alma de uma empresa”, diz Martins. “É reflexo de ações de longo prazo e coerentes no decorrer do tempo.”