O Supermercado Vila Iara, da zona Norte de São Paulo, encontrou uma forma de preparar os clientes para a substituição das sacolas plásticas descartáveis. Por meio de uma campanha de prêmios, a loja incentivou o hábito sustentável e já reduziu em 50% o número de sacolas grandes utilizadas para o transporte de mercadorias, em um período de três meses.
“Queremos preparar nossos clientes para a mudança de atitude. Vamos, aos poucos, nos adaptando e eles também, esse é o objetivo da campanha. No primeiro trimestre reduzimos o número de sacolas grandes, agora nossa meta são as sacolas médias”, informou a diretora do supermercado, Maria Elisabeth Gonçalves.
Pensando nisso, a diretora adaptou a campanha à loja. Na primeira ação, todos os clientes que deixavam de utilizar as sacolas plásticas ganhavam cupons para concorrer a um micro-ondas. Agora, o prêmio será uma bicicleta para atrair a atenção do público infantil. “Quando conscientizadas, as crianças cobram da família a mesma atitude. Elas, às vezes, vêm ao supermercado a pedido da mãe para pequenas compras. Se trouxer de casa sua sacola reutilizável, diminuiremos também a distribuição de sacolas médias”, explicou.
E a estratégia parece estar dando certo. “Já percebo que as crianças observam a bicicleta e começam a trazer as sacolas de casa para ganhar os cupons. É um gesto simples, mas que incentiva a sustentabilidade. Temos conseguido bons resultados”, declarou. “Somos um supermercado de bairro e temos um contato muito grande com nossos clientes. Temos que nos preocupar ainda mais com o processo de mudança de hábito, conscientizá-los gradualmente”, finalizou.
Na loja, também estão disponíveis a preço de custo sacolas reutilizáveis, produzidas por costureiras da região, para oferecer alternativas aos clientes no transporte das mercadorias. Pela campanha, a cada três meses o supermercado sorteia um prêmio. O primeiro foi em 31 de julho e o segundo acontecerá no próximo dia 30 de outubro. O Supermercado Vila Iara está localizado na Rua São Urbano, nº 449, no bairro da Freguesia do Ó. Possui dois checkouts e aproximadamente 200 metros quadrados de área de vendas.
Vamos Tirar o Planeta do Sufoco
A diretora Maria Elisabeth Gonçalves utiliza ainda no Supermercado Vila Iara o material de divulgação da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, realizada pela APAS em parceira com o Governo de São Paulo e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e disponível no Portal APAS (baixe aqui as peças e materiais de comunicação). O objetivo é conscientizar os clientes e colaboradores sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Veja Mais:
APAS disponibiliza material educativo para supermercados
APAS orienta consultores na substituição de sacolas
