A APAS – Associação Paulista de Supermercados realizou ontem (10 de março), em sua sede, na capital, o 1º Encontro Técnico com os representantes da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e responsáveis técnicos e de qualidade do setor supermercadista. O objetivo foi discutir a atuação do órgão público em relação às exigências legais e a atuação da fiscalização no varejo, garantindo a qualidade e segurança dos alimentos.
Na ocasião, a subgerente da VISA – Vigilância Sanitária de Alimentos de São Paulo, Evanise Segala de Araújo, apresentou o trabalho da Coordenação de Vigilância em Saúde, que atua na prevenção e eliminação dos riscos sanitários, bem como dos profissionais – nutricionistas, engenheiros de alimentos, biólogos, químicos e médicos veterinários – que atuam na fiscalização. Estiveram presentes no encontro representantes dos supermercados Carrefour, Pão de Açúcar, Wal-Mart, Sonda, Bergamini, Super Vip, Alvorada e Irmãos Boa, entre outros.
Evanise e Daniel Bertuzzi Vilela, da rede Sonda, abordaram as irregularidades mais freqüentes constatadas nas lojas, tais como pescados expostos em temperatura inadequada; produtos com prazo de validade vencido; recebimento de FLV em caixas de madeira; demora no armazenamento de determinados itens, desde o recebimento até a exposição na área de venda, etc. Em seguida, os participantes foram divididos em seis grupos de trabalho – Frios e Laticínios; Carnes e Aves; Peixaria; Padaria, Confeitaria e Rotisserie; FLV; Mercearia – a fim de debater os principais problemas apresentados em cada uma dessas seções, propondo melhorias e correções visando à satisfação do consumidor.