Impedir a venda de bebidas alcoólicas e cigarros a menores de idade. Este é o objetivo da nova tecnologia de reconhecimento facial, implantada em caráter de teste na rede de supermercados Budgens, em Londres, no Reino Unido.
A tecnologia funciona da seguinte maneira: câmeras instaladas próximas ás caixas registradoras tiram fotos dos clientes a quem se recuse a venda de álcool e cigarros e as guardam de forma codificada. Assim, caso retornem para comprar esses produtos, o sistema os reconhece e alerta o caixa.
O diretor da Charton, empresa que fornece o sistema, Charlie Willetts, afirma que outros grupos varejistas também estão interessados na novidade. Porém, a empresa necessita ainda verificar, junto à Agência do Comissário de Informação – órgão britânico responsável pelas questões de informações públicas e pessoais – se a identificação de clientes por meio da captura de imagens é aceitável do ponto de vista legal, uma vez que armazena dados pessoais, fiscalizando a compra de cada consumidor.
Fonte: Jornal Valor Econômico