A rede Tiradentes adotou neste início de ano novas estratégias para ajudar a defender e fortalecer a idéia de políticas ambientais em Araras, no interior paulista. A partir deste mês, a varejista passou a utilizar papel certificado em seus folhetos de ofertas e a oferecer aos clientes sacolas retornáveis para acondicionar as compras. Ambas as ações integram o projeto TAS – Tiradentes Ação Social, que reúne as atividades de responsabilidade social da empresa.
Atualmente, a rede distribui cerca de 400 mil folhetos por mês e cerca de um milhão de sacolas plásticas. A mudança foi tomada visando diminuir o impacto ambiental. “Pretendemos promover a conscientização das pessoas em relação às questões ambientais e provocar mudança de hábitos. O plástico é um derivado de petróleo que é uma fonte não renovável e altamente poluente e isso precisa ser levado em consideração”, afirma o diretor da rede, Junior Cabrini.
Segundo a empresa, o material informativo é certificado pela FSC (Conselho de Manejo Florestal, em português), uma espécie de certificação ambiental que garante que a madeira utilizada para fabricação do papel é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente correta e economicamente viável.
Já as sacolas retornáveis, confeccionadas em tecido 100% algodão, estão à venda pelo preço de R$ 2,90 cada e deverão aos poucos substituir as plásticas. O objetivo é promover a redução no consumo de plástico, aliado a economia dos recursos do planeta, prevenindo assim o aquecimento global.
