A Coop – Cooperativa de Consumo prevê chegar em 2012 com 50 unidades de distribuição, ante as 29 atuais. Em razão das futuras inaugurações, a cooperativa recebe currículos de candidatos às novas vagas durante todo o ano, incluindo os de profissionais com deficiência.
Um comitê multidisciplinar formado por representantes das áreas médica, serviço social, seleção e recrutamento de pessoal, jurídica e segurança do trabalho, foi criado para auxiliar na verificação de locais que podem absorver pessoas com deficiência e também formas de avaliação da sua adaptação ao novo local de trabalho.
Segundo Angelo Marchetti, gerente geral de Recursos Humanos da Coop, o foco é investir no desenvolvimento e retenção desses colaboradores, com acompanhamento in loco do Serviço Social. Atualmente, a Coop possui parceria com a Adavida – Associação dos Deficientes Auditivos Visuais e Deficientes Auditivos e com a Apasma – Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá. Para atender os novos contratados e também os cooperados, a área de Serviço Social desenvolveu no decorrer de 2009 o curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais para cerca de 150 colaboradores.
