Importantes executivos do setor supermercadista e da indústria nacional, homenagens, vencedores que conquistaram o prêmio em várias edições, estreante que levantou o Troféu, momento família, uma verdadeira exposição cultural. Ingredientes que não faltaram na noite de gala da 18ª edição do Troféu Ponto Extra APAS, que, nesta quinta-feira (10 de outubro), premiou os fornecedores que mais se destacaram na opinião dos supermercadistas associados da Associação Paulista de Supermercados (APAS). A cerimônia de premiação, mediada pelos jornalistas da TV Bandeirantes, Nivaldo Prieto e Juliana Franceschi, contou com a presença de mais de 400 pessoas e o auditório principal do Espaço APAS Centro de Convenções, em São Paulo, ficou lotado para a divulgação dos grandes vencedores da noite.
A noite de gala do setor supermercadista contou com a presença de importantes nomes, como por exemplo, toda a diretoria da Associação, cada qual representando o respectivo supermercado, além de renomados executivos da indústria, casos de Felipe Calixto (presidente da Sankhya), Paula Taba (presidente da Creative Display), Valdir Congeniosque Ballet (presidente da Arius Sistemas), Flávio Barros (presidente da Consinco), Maurício Giamellaro (vice-presidente da Heineken Brasil), Paulo Eric Haegler (presidente da Balanças Toledo), Alcides Antoneli (presidente da Sorvetes Kascão), Wlson Roberto Simplini (diretor de Vendas da Danone), José Fontelles (diretor Comercial da Cereser), Geovane Krug de Borba (vice-presidente Comercial das regiões Sul e Sudeste da Brasil Kirin), Mário Pandolfo (gerente nacional de Vendas na Toledo do Brasil), Fábio Levalessi (diretor Comercial da Ebba), Edson Hiroshi Katsuyama (diretor de Vendas Canal Moderno da Mondelez Internacional), José Carlos Gomes da Silva (diretor Departamental do Bradesco), Ricardo Citrângulo (Vice-presidente de Vendas da Nestlé) e Gilberto Xandó (presidente da Vigor Alimentos e vencedor da categoria “Executivo do Ano”).
A edição deste ano contemplou um caráter cultural aguçado, na medida em que o evento foi realizado sob a temática “Galeria de Artes”. Uma exposição de artes com 26 obras – cada uma representando as categorias do Troféu e que, posteriormente, foram entregues aos vencedores – de renomados artistas brasileiros foi um dos destaques da noite de gala. A curadoria do evento ficou por conta de Ana Paula Cestari. Além das obras, o artista visual Achiles Luciano pintou uma tela ao vivo com o tema do evento, que, ao final da entrega dos troféus, foi sorteada entre os presentes. Artista plástico desde 1993, Achiles atua em eventos culturais, corporativos, editoriais e publicitários. Para mais informações sobre o artista, acesse o site oficial http://www.achilesluciano.com.
O presidente da APAS, João Galassi, iniciou a cerimônia agradecendo a presença de todos e com uma homenagem a Ângelo Salton Neto – um dos mais importantes produtores de vinhos finos do país, que faleceu em 2009. Galassi ressaltou o legado deixado pelo empresário, cujas características ressaltadas (generosidade e humildade) são partes integrantes do sucesso de um profissional. “A vida é o que se vive. Então, o momento é agora, aproveitem, pois vocês que estão aqui foram escolhidos para representar suas empresas”, afirmou o presidente da APAS.
Na sequência, Galassi destacou alguns dos inúmeros produtos da Associação. Primeiramente, o Evento Família, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de novembro, no Bourbon Atibaia Convention & SPA Resort, em Atibaia (leia mais aqui). O presidente também abordou a Feira APAS 2014, que sob a temática “CONFIANÇA – Fundamento do time campeão”, será realizada entre os dias 5 e 8 de maio. “A feira já é um sucesso e trata-se de uma edição especial, pois o evento comemora 30 anos de existência. O tema confiança reflete bem o espírito da feira, pois quem estiver lá dentro, mostra que é confiável. Não percam tempo, pois os espaços e áreas já estão se encerrando”, disse.
O presidente da APAS ainda falou sobre o lançamento do aplicativo da Revista SuperVarejo. Agora os leitores podem acessar o conteúdo da mesma via smatphones e tablets (mais informações pelo site http://supervarejo.com.br/).
A lista completa com os vencedores pode ser visualizada aqui
A importância do evento
Os executivos das empresas finalistas fizeram questão de enaltecer a magnitude do evento perante o setor do varejo. É o caso de José Fontelles, diretor Comercial da Cereser. Segundo o executivo, a Companhia valoriza muito a premiação, uma vez que se trata da indicação dos próprios supermercadistas, que representam boa parcela dos negócios da empresa. “Ganhamos nos últimos dois anos e esperamos este tricampeonato”, afirmou. A empresa, que esteve presente na Feira APAS 2013, já confirmou presença para 2014. “Fizemos muitos negócios na edição deste ano e a expectativa é ainda maior para o ano que vem”, complementou.
Geovane Krug de Borba, vice-presidente Comercial das regiões Sul e Sudeste da Brasil Kirin, também ressaltou o reconhecimento por parte dos supermercadistas. E ainda complementou. “É um orgulho estar entre as finalistas. Estamos construindo uma ótima relação com a APAS, afinal, ao lado da ABRAS, trata-se da Associação de maior relevância do setor”, afirmou. A empresa também já garantiu presença na Feira APAS 2014. “Em 2013 apresentamos grandes lançamentos e foi importante esta proximidade com o mercado. Por isso acreditamos que em 2014 será um sucesso”, complementou.
O gerente nacional de Vendas da Toledo Brasil, Mário Pandolfo, enalteceu a seriedade do Troféu, até pela avaliação da Nielsen no que tange às empresas escolhidas. “Ganhamos nos últimos 10 anos e estamos felizes em ser lembrados mais uma vez. Trata-se da principal premiação do setor”, afirmou. O executivo ressaltou também a Feira APAS. “É onde os negócios acontecem, trata-se da melhor feira do setor para nós. Em 2014, esperamos trazer mais clientes e gerar mais aspectos positivos, institucionais e de vendas. Neste ano, geramos mais de R$ 1 milhão em negócios”, contou.
Wlson Simplini, diretor de Vendas da Danone, ressaltou a proximidade da empresa com a APAS – uma relação de longa data. “Nos sentimos muito à vontade quando somos convidados para qualquer evento. É muito importante estar entre as finalistas, ainda mais sendo uma premiação desta entidade que tão bem representa o setor”, afirmou.
O Troféu
Uma das maiores premiações do setor supermercadista brasileiro é promovida pela Associação
Paulista de Supermercados (APAS), na qual as empresas são avaliadas em 24 categorias: Bazar, Bebida Alcoólica, Bebida Não Alcoólica, Carnes, Cerveja, Equipamentos Leves, Equipamentos Pesados, FLV, Fornecedor, Gestão e Automação, Higiene/Saúde/Beleza, Leite Longa Vida, Limpeza, Mercearia Doce, Mercearia Salgada, Perecíveis Congelados, Perecíveis Lácteos, Perecíveis Resfriados, Pet Food, Refrigerantes, Serviços Financeiros, Suprimentos e Embalagens, Transportes e Melhor Anúncio Trade.
A escolha dos vencedores é composta por três etapas: a votação realizada pelos supermercadistas associados à APAS; avaliação da Nielsen (nas categorias auditadas pela empresa) e nota de relacionamento com a Associação. Os resultados serão validados mediante a atuação da empresa de auditoria BDO. A cerimônia ainda engloba três homenagens: Executivo de Vendas, Executivo do Ano e “Homenagem Supermercadista”.
Revista oficial do evento
A SuperVarejo – publicação voltada para o setor supermercadista e melhores práticas de gestão para o PDV – realizou a cobertura oficial do Troféu Ponto Extra 2013. Recentemente, a revista conquistou o troféu Ouro do IX Prêmio ANATEC de Mídia Segmentada, na categoria “Projetos Gráficos, Eletrônicos e Digitais – Impresso”. Mais informações no site www.supervarejo.com.br.