A criação de redes de TV pelas próprias redes de supermercados a fim de aumentar as vendas é uma tendência mundial. Pesquisas apontam que 75% das decisões de compra são tomadas dentro da loja. Pensando nisso, aqui no Brasil, mais precisamente no interior de São Paulo, duas empresas supermercadistas aderiram à ferramenta recentemente: Cubatão, com três lojas em Itapira e uma em Mogi Guaçu, e Calegaris, com duas unidades em Paulínia, na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
No Cubatão, por exemplo, o gerente de marketing Renato Zeferino afirma que a TVInfo, que une televisão e sinalização digital, foi instalada pela empresa ProGrave há cerca de dois meses em dois pontos de venda, em Itapira. As outras duas unidades também ganharão as TVs até o início de 2011. “A TV transmite, principalmente, ofertas diárias e lançamentos de produtos, porém, temos ainda uma programação institucional”, disse. Para ele, o principal objetivo é provocar maior interação do canal de comunicação com o consumidor, além de proporcionar uma experiência de compra mais agradável.
Conforme Zeferino, uma parceria com a indústria está sendo fechada com o objetivo de a rede varejista receber parte da receita publicitária de anunciantes. Além da área de vendas, as TVs estão instaladas em todos os checkouts das lojas.
