O número surpreende. Em todo o mundo, cerca de um milhão de sacolas descartáveis são jogadas no meio ambiente, segundo o Plastic Ban Report (www.plasticbagbanreport.com). A estimativa do site é ainda mais alarmante: um trilhão de sacolas anualmente são inutilizadas, impactando negativamente na natureza.
“São Paulo segue uma tendência mundial de conscientização para o uso de sacolas. Precisamos entender e incorporar ao nosso dia a dia o uso racional dos recursos naturais. É uma mudança de comportamento que veio para ficar”, ressalta o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi.
No estado paulista, em apenas dois meses de substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis, quatro mil toneladas de sacolas deixaram de ser distribuídas. Se amarradas umas às outras, elas dariam nove voltas em torno do planeta.
“A população e o setor supermercadista sabem da importância desse primeiro passo rumo à sustentabilidade em nosso cotidiano”, afirma Galassi, referindo-se às campanhas educativas elaboradas no Estado de São Paulo. Outras cidades brasileiras já iniciaram trabalhos semelhantes: Belo Horizonte, na capital mineira, e Jundiaí, Americana, Monte Mor, no interior paulista.
Conscientização
De acordo com o contador, até o mês de junho pessoas de todo o mundo já consumiram mais de 222 bilhões de sacolinhas. Vários países já aboliram a distribuição nos supermercados. No ano passado, a Itália tornou-se o primeiro país europeu a proibir a distribuição de sacolas descartáveis não biodegradáveis. Fora do bloco, outros países ou regiões do mundo também adotaram a medida, entre os quais regiões da China, África do Sul, Quênia, Uganda, Ruanda, Somália, Tanzânia, Emirados Árabes e Bangladesh – este último após descobrir que as sacolinhas foram as responsáveis por entupimentos de bueiros que causavam diversas inundações.
No Reino Unido, a proibição entrou em debate no governo em 2010, quando o consumo do produto elevou-se 5% após uma sequência de três anos em queda. Já nos EUA, a legislação varia de cidade para cidade.
Nos Estados Unidos, os estados da Califórnia, Colorado, Carolina do Norte, Connecticut, Havaí, Maryland, New York, Oregon, Texas e Washington já substituíram as embalagens. Também há informações sobre outros países, como Inglaterra, China – que consome três bilhões de sacolas diariamente – Índia, Portugal, Canadá, México e Filipinas.
O contador é atualizado instantaneamente. Acesse aqui para saber o número de sacolas consumidas em todo o mundo até hoje.
Fonte: Blog da Revista Super Interessante
