No período de 2009 a 2013, a Coop – Cooperativa de Consumo investiu no relacionamento com os cooperados e os resultados apareceram na prática. Ao todo, a empresa realizou 865 campanhas segmentadas por consumo de produtos, carteiras de valor e comportamento, o que gerou 11,58 milhões de interações e o incremento de R$ 178,9 milhões no faturamento bruto.
“Se considerarmos a soma do faturamento da Cooperativa neste período de cinco anos, as campanhas foram responsáveis pela participação de 10,8% no resultado”, explica a coordenadora de Marketing, Cláudia Montini. “Esse ótimo resultado é fruto de um trabalho diferenciado, pois a competição no mercado varejista está bastante acirrada e as práticas tradicionais de abordagem já não produzem os mesmos resultados em razão da diversidade de produtos e serviços oferecidos para um consumidor cada vez mais bem informado e exigente”, complementa.
Neste contexto, a coordenadora da Coop salienta que conhecer o consumidor e suas necessidades têm se tornado uma tarefa mais desafiadora e complexa, entretanto, com resultados satisfatórios. “O cooperado passa a ter dupla vantagem, já que todo cooperado também é um dono da Coop. Então, se a Cooperativa alcança resultados empresariais positivos, ele ganha. Acrescenta-se a isso o fato das ações de relacionamento criarem para ele ofertas exclusivas baseadas no histórico de compra em nossas unidades”, justifica Claudia.
O Marketing de Relacionamento da Coop enfatiza a necessidade de um relacionamento a longo prazo. “Temos que mostrar nossa fidelidade a eles. Esta é uma conquista diária e, para isso, treinamos e capacitamos os colaboradores, desenvolvemos novos serviços, criamos experiências únicas de compras nas unidades e ajustamos os processos internos”, conclui coordenadora de Marketing.
Legenda da foto acima: De acordo com Claudia Montini, coordenadora de Marketing da Coop, as campanhas foram responsáveis pela participação de 10,8% no resultado entre 2009 e 2013