Considerado um dos mais completos dossiês de tendências do varejo – por incluir o BRIC (Brasil, Índia, Rússia e China); N-11 (Bangladesh, Egito, Indonésia, Irã, Coreia do Sul, México, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Turquia e Vietnã); Europa e Estados Unidos -, a pesquisa Retail Trend 2012, conduzida pelo The Future Laboratory, revela o surgimento de um novo consumidor, influenciado pelas crises econômicas, pelo impacto de novas tecnologias e pelo amplo questionamento sobre a sustentabilidade do consumo contemporâneo.
De acordo com o estudo, esse consumidor motivou inclusive a criação de tendências como a Rurbanism – que consiste numa maior valorização da “geração do nós” ao invés do “eu” – e tem demandado dos gestores de marcas e produtos a criação de novas fórmulas de relacionamento.
O cliente dessa nova década está mais preocupado com questões de sustentabilidade, essencial à motivação de sua compra, segundo Paulo Al-Assal, diretor-geral da Voltage – agência produtora de insights aplicáveis ao negócio, que representa com exclusividade no Brasil o estudo Retail Trend 2012 – e um dos principais especialistas em Tendências no País. “O consumidor contemporâneo exige uma reinvenção do varejo; o que os estudiosos de tendências têm classificado como a Idade da Transformação”, afirma o executivo, aproveitando para esclarecer que os novos consumidores prestigiam marcas que tenham uma postura ética, unindo valores do passado aos avanços digitais do futuro. “De modo geral, autenticidade é a palavra que mais define essa demanda do consumidor”, define.
Nesse quesito, os resultados revelam inclusive que as decisões se basearão em princípios éticos, ambientais e comunitários, e que o novo consumidor não quer apenas que a sua marca favorita compartilhe esses valores, mas também os expresse plenamente.
Fonte: No Varejo
