A ABRAS e APAS apoiam a causa “Todos Juntos Contra o Mosquito Aedes Aegypti” e disponibilizam aos associados os materiais para download que podem ser expostos nas lojas, a fim de informar e sensibilizar consumidores e colaboradores sobre a importância do tema.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR OS MATERIAIS: https://portalapas.vibezz.com.br/m5.asp?cod_noticia=17385&cod_pagina=1222&categoria=]
O Estado de São Paulo criou uma força-tarefa com apoio da Polícia Militar, Defesa Civil, agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), iniciativa privada e líderes religiosos para disseminar as ações de prevenção e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika vírus.
A proposta é disponibilizar materiais com informações sobre prevenção às empresas e envolver lideranças de diferentes religiões para elas mobilizem suas respectivas comunidades em ações de combate e controle do vetor.
No dia 1º de fevereiro, o governo do Estado de São Paulo lançou um mapa interativo que permite à população colaborar com o poder público no combate ao Aedes aegypti, indicando pontos em que há evidências da presença do mosquito. Por meio do georreferenciamento, as denúncias serão direcionadas aos gestores das 645 cidades paulistas para que os municípios providenciem ações de eliminação e bloqueio de criadouros nesses locais.
A ferramenta estará disponível no site da Secretaria: http://www.saude.sp.gov.br/. O internauta será direcionado para uma página com um mapa onde poderá registrar o endereço de potenciais criadouros do Aedes. Basta clicar no botão “Denunciar foco”, no menu lateral à direita da página. Uma aba será aberta na lateral oposta, onde o usuário poderá fazer o registro de forma anônima ou identificar-se (o sigilo é assegurado). A ferramenta possibilita o envio de fotos e a indicação exata do local – é possível digitar o endereço onde o foco foi identificado ou fazer o registro in loco, nas ocasiões em que o usuário estiver próximo ao criadouro.