A Unilever entende que as empresas têm importante papel na solução dessas questões socioambientais. Por isso, a companhia traz a sustentabilidade em todos os processos de seus negócios com o propósito de tornar este tema parte do dia a dia.
“Para a Unilever ser sustentável não é uma opção, é a única forma de fazer negócio e de garantir um futuro melhor para todos. Por isso, fazemos questão de apoiar iniciativas que agreguem aos nossos objetivos e que nos ajudem a alcançar as metas do nosso plano de sustentabilidade”, explica Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil.
Pautada por esta atuação cada vez mais sustentável, focada em reduzir o impacto ambiental e aumentar o impacto positivo na sociedade, a Unilever Brasil se une a diferentes iniciativas em prol do meio ambiente. Dentre as adesões, a companhia acaba de anunciar apoio à Coalizão Cidades pela Água, iniciativa da TNC (The Nature Conservancy). Também este ano, a Unilever Brasil aderiu à Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, promovida pelo CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável); ao Protocolo Climático do Estado de São Paulo, ação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente; e fechou parceria com o Trata Brasil para ampliar a promoção ao saneamento básico.
Unilever e as iniciativas
A Coalizão Cidades pela Água, da TNC (The Nature Conservancy), tem como objetivo elevar o nível de segurança hídrica de mais de 60 milhões de brasileiros, em 12 regiões metropolitanas incluindo municípios nas quais a Unilever Brasil tem fábricas, por meio de uma atuação mais integrada e intensa das empresas em encontrar soluções para o desafio. Para a Unilever, a gestão responsável da água é um tema de extrema importância e a companhia vem avançando no tema – registrou redução de 36% no consumo de água em suas fábricas entre 2008 a 2014.
A Unilever Brasil integrou recentemente como uma das pioneiras ao Protocolo Climático do Estado de São Paulo, iniciativa promovida pelo Governo de São Paulo que tem como objetivo estimular as empresas a reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a adotar ações de adaptação às mudanças climáticas. A companhia já realiza um trabalho consistente para diminuir as emissões de GEE: já reduziu em 35% suas emissões, entre 2008 e 2014, e tem como meta reduzir pela metade o impacto dos GEE ao longo do ciclo de vida de seus produtos, até 2020.
Já a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de uma economia com bases sustentáveis. Para isso, as empresas signatárias devem cumprir seis compromissos, entre eles: promover o desmatamento zero na cadeia de fornecedores, elaborar inventários de emissão de gases de efeito estufa (GEE) e desenvolver planos de ação para a mitigação das emissões. Estes compromissos estão em linha com o plano de sustentabilidade a Unilever que tem, dentre as suas metas, atingir 100% das matérias-primas agrícolas fornecidas de maneira sustentável – em 2014, 100% dos fornecedores de soja em grãos foram certificados.
Por fim, a companhia se associou ao Instituto Trata Brasil para promover ações que resultem na expansão dos serviços de saneamento básico e, consequentemente, na melhoria dos recursos hídricos no País. A ideia é criar outras iniciativas além do projeto “VIM para UNICEF – Todos Juntos na Luta Pelo Saneamento”, lançado em 2013 e que já impactou mais de 1.100 municípios brasileiros.
“O plano de sustentabilidade da Unilever tem uma visão ousada e ambiciosa, mas entendemos que somos apenas uma companhia dentre muitas e que as mudanças necessárias para enfrentar os desafios socioambientais são enormes e urgentes. Por isso, defendemos mudanças fundamentais nos sistemas mais amplos e reforçamos a importância de um engajamento das esferas pública e privada. Só assim conseguiremos ter a escala necessária para atingir o impacto necessário”, complementa Antonio Calcagnotto, Head de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Unilever Brasil.
O Plano de Sustentabilidade da Unilever
Baseado no estudo do impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida de vários de seus produtos, o Plano de Sustentabilidade da Unilever tem como visão dobrar de tamanho, ao mesmo tempo em que diminui pela metade a pegada ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade. O Plano estabelece três metas globais a serem atingidas até 2020:
– Ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar;
– Reduzir pela metade a pegada ambiental dos seus produtos;
– E melhorar as condições de vida de centenas de milhares de pessoas à medida que vamos fazendo o negócio crescer.
A operação brasileira tem papel fundamental no cumprimento dessa meta e seus avanços estão reportados no Relatório de Sustentabilidade 2014. Para conhecer todos os pilares do Plano de Sustentabilidade da Unilever, acesse:
http://www.unilever.com.br/aboutus/estrategiadesustentabilidade/relatoriodesustentabilidade/