Com o objetivo de minimizar as ações potencialmente agressivas ao meio ambiente, o varejo começa a se unir com fornecedores parceiros a fim de criar um novo modelo de coleta e reciclagem de resíduos. O Grupo Pão de Açúcar é pioneiro com o lançamento, em 2001, das estações de reciclagem, ao lado da multinacional Unilever. A intenção é expandir até 2010 os atuais 100 locais de coleta para mais de 500, ampliando também o número de beneficiados para mais de três mil cooperados e 60 cooperativas, em todo o País. As estações de reciclagem do grupo, localizadas nas áreas externas das lojas, já arrecadaram mais de 25 mil toneladas de material.
Já a rede Wal-Mart, em parceria com a Coca-Cola Brasil, inaugurou ontem, no hipermercado Wal-Mart Supercenter Pacaembu, em São Paulo, o programa Estação de Reciclagem, num sistema de apoio a 50 cooperativas de catadores para reciclagem de resíduos. A rede investirá R$ 3 milhões em três anos. A Estação de Reciclagem vai instalar postos de coleta de metal, plástico, papel, vidro e óleo de cozinha em mais de 300 lojas do Wal-Mart, em todo o Brasil, até 2009. A parceria vai beneficiar diretamente 50 cooperativas e gerar renda para 2,5 mil catadores. O diferencial do programa é que, além da oportunidade de geração de renda, a Estação de Reciclagem vai oferecer capacitação profissional e treinamento às cooperativas, além de melhorias em sua infra-estrutura de coleta e processamento de materiais.