Entre os dias 15 e 24 de dezembro, as vendas no comércio eletrônico deverão chegar a R$ 1,35 bilhão – um crescimento de 25% se comparado com o mesmo período do ano passado. É o que revelou a consultoria e-bit, especializada em e-commerce.
Outro dado que aponta para o aumento das vendas na Internet, no Natal, foi apresentado pelo Provar-FIA – Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração. A pesquisa mostra que 21% dos consumidores comprarão pela rede, contra 11,6% registrados no mesmo período de 2007. O número de consumidores que fazem compras on-line passou de 9,5 milhões para 13 milhões, o que representa uma alta de 37%.
Segundo o levantamento do Provar, o principal motivo apontado pelos clientes como o preferido pelo varejo eletrônico é o preço. Algumas categorias de produtos chegaram a até apresentar deflação nos últimos 12 meses, queda que não ocorre no varejo tradicional. No Extra.com, do grupo Pão de Açúcar, por exemplo, a previsão é que os itens eletrônicos respondam por até 70% das vendas no período natalino.