Entre os profissionais de varejo, está comprovado que o executivo não pode ser mais um bom administrador de recursos, mas também de riscos, a fim de se chegar aos melhores resultados.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Estudos de Varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Ricardo Pastore, o setor de varejo, principalmente os supermercados, passa por um momento de ruptura de modelo, já que o consumidor mudou o seu comportamento, seus relacionamentos e seu uso de tecnologia. Pastore ainda afirmou que o executivo do varejo precisa administrar riscos e fazer leitura estratégica de cenários para decidir qual rumo a empresa deve seguir.
A busca por executivos nesta área é tão grande que a consultoria Michael Page, por exemplo, criou há seis meses uma divisão especializada no setor. Em um ano, a procura por profissionais qualificados aumentou em 50%, sendo que em diretoria, o crescimento foi de 15%. As grandes aquisições também impulsionaram o giro dos executivos: no último ano, o Carrefour comprou o Atacadão, e o Pão de Açúcar, o Assai.
Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo