O Carrefour lançou a bandeira Express. Recentemente, o GPA inaugurou o Minuto Pão de Açúcar. O formato de proximidade com os clientes ganha cada vez mais corpo e, neste sentido, o Walmart Brasil investe na bandeira TodoDia, tanto que a bandeira já conta com mais de 180 lojas nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do País.
De acordo com a rede, as lojas são fundamentais para competir com o mercado regional e o varejo de vizinhança, com foco nas classes C/D/E. Em 2007, por exemplo, a bandeira TodoDia contava com apenas sete lojas. As unidades, de pequeno porte, possuem um mix de 3 mil itens.
Nos grandes centros urbanos, as lojas do TodoDia estão localizadas em bairros. Já no interior do País, em pequenas cidades, distantes até 100 km da capital, com menos de 100 mil habitantes. São cidades pólos, onde os vilarejos se abastecem.
Walmart no Brasil
Presente no País desde 1995, a rede opera, atualmente, com 544 unidades e cerca de 75,4 mil funcionários em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. São nove bandeiras entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam’s) e lojas de vizinhança (TodoDia).