Confiante na melhoria da economia e animado com o feriado de Carnaval, o consumidor brasileiro resolveu gastar mais para fazer a festa neste ano, o que elevou em 60% o movimento nos supermercados, superando as expectativas das varejistas. Estes, por sua vez, viram as vendas de bebidas, carnes e itens para churrasco saltar 12% sobre as do mesmo período do ano passado, nos quatro dias de folia.
O Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, afirmou que superou a meta de crescimento em vendas de produtos sazonais, que antes da folia era próximo a 15% na comparação entre o fim de semana de carnaval e o mesmo período do ano passado. De acordo com a empresa, considerando apenas as lojas do Extra, a alta foi superior a 60% nas operações da rede no período, o que representa 45% mais vendas do que o esperado. Para a empresa, o crescimento inesperado das vendas aconteceu devido às promoções e ao mix variado de produtos que a empresa pôs à disposição dos clientes para a data.
No Carrefour, a expectativa pelas vendas de itens sazonais fez a rede antecipar as negociações com a indústria a fim de conseguir melhores preços e itens exclusivos no segmento de bebidas e alimentos. Segundo a varejista, a projeção inicial era vender 25% mais produtos da categoria cervejas, com promoções no estilo “combinado de cerveja e carvão”, ou “Leve 4 e pague 3”. A rede francesa estima que as vendas desses sazonais no Carnaval teve alta de 12% sobre 2009.
Fonte: Jornal DCI
