A marca própria no setor supermercadista ganha cada vez mais espaço no País como um diferencial em relação à concorrência e de fidelização dos consumidores. O negócio também se destaca em outros setores, como atacadista e farmacêutico, que vêem na estratégia uma ótima oportunidade de atrair consumidores e incrementar as vendas.
Em média, os produtos de marca própria são de 10% a 40% mais baixos do que os dos líderes de mercado. Isso é possível devido a negociações com fornecedores, que criam formas de reduzir os custos de embalagem, transporte e de propaganda.
A consolidação é comprovada pelo crescimento de 27,3% desses produtos nas vendas do setor no ano passado, de acordo com estudo da Abras – Associação Brasileira de Supermercados, realizado em parceria com a Nielsen. A Abmapro – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização mostra ainda que o volume das mercadorias com o nome das redes varejistas cresceu 25,7%, acima dos 5,5% registrado pelas marcas nacionais dos fabricantes.
O Grupo Pão de Açúcar tem grande volume de produtos com marca própria, com destaque para a Taeq. Já o Grupo Carrefour possui mais de 900 itens com suas marcas – Carrefour e Viver, somente na categoria de alimentos. Em 2007, as vendas dos itens de todas as categorias cresceram 30%. Além de alimentos, a rede francesa oferece cosméticos, têxteis, bicicletas e itens para casa, esporte e lazer de marca própria. O diretor de Marca Própria do grupo, Cláudio Irie, afirma que a maior variedade desses produtos é uma estratégia de posicionamento e de diferenciação frente à concorrência.