As vendas reais do setor supermercadista cresceram 6,68% no mês de junho em relação ao mesmo período de 2011. De acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em comparação com maio deste ano houve queda de 5,47%. No acumulado do primeiro semestre, as vendas do setor alcançam alta de 6,79%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, o Índice Nacional de Vendas apresentou queda de 5,39% em junho em relação a maio; e alta de 11,98% se comparado com junho de 2011. O acumulado nominal, no primeiro semestre deste ano, cresceu 12,55%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
“O valor acumulado em vendas no primeiro semestre é alto, o que nos deu base para projetar crescimento em torno de 5% para o ano. Vamos continuar monitorando esses indicadores mês a mês, até porque o segundo semestre tradicionalmente é melhor em vendas do que o primeiro”, avalia o presidente da Abras Sussumu Honda.
Cesta de produtos
Em junho, o Abrasmercado – cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK – apresentou alta de 0,33% em relação a maio deste ano. Já na comparação com junho de 2011, houve crescimento de 7%, passando de R$ 299,24 para R$ 320,20. Os produtos com as maiores altas foram batata (29,55%); tomate (16,69%) e ovo (3,56%). As altas mais expressivas têm explicação nas quebras de safra provocadas pela seca, no caso da batata, e baixas temperaturas, no caso do tomate, que impactaram negativamente na produtividade e oferta do produto. Já os produtos com as maiores quedas foram cebola (-6,21%); carne traseiro (-3%) e desinfetante (-2,09%).
