O varejo, que se mantém otimista com as vendas de modo geral até o fim do ano, investe em facilidades e promoções de vendas para os equipamentos de linha branca, com vistas a que o segmento turbine as expectativas de crescimento de até 10% nas vendas deste Natal.
Os dados, divulgados pelo Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), apontam que a intenção de compra do consumidor para a linha branca caiu mais de 10%. Especialistas acreditam que o aumento do crédito por parte dos varejistas, somado ao crescimento de aquisição da classe C, deva resultar em uma recuperação do setor até o final de 2011.
De acordo com dados da Media Control GFK International, as vendas do setor de linhas brancas caíram 7% no terceiro trimestre de 2010, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Os refrigeradores foram os produtos que apresentaram maior queda no período, atingindo 10%, seguidos pelas máquinas de lavar roupa, com 9%, e fogões, com 4% de queda.
Para o professor Carlos Sanches, da Universidade Metodista de São Paulo, o motivo da queda foi a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Depois do superaquecimento das vendas da categoria com a redução do IPI promovido pelo governo brasileiro em 2009, o mercado de linha branca já apresenta redução de vendas no segundo trimestre com o fim do beneficio. No primeiro trimestre, ainda apresentou sinais positivos”, disse.
Fonte: Jornal DCI
