O Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, lançado durante a abertura da APAS 2008 – 24º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, em maio deste ano, apontou uma redução de 12% no uso desse produto no primeiro mês de implantação do projeto piloto, na Grande São Paulo.
A campanha, coordenada pela Plastivida – Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, envolve também o INP – Instituto Nacional do Plástico, a Abief – Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis, a Abras – Associação Brasileira de Supermercados e a APAS – Associação Paulista de Supermercados. A meta é diminuir em 30% o número de sacolas plásticas no período de um ano.
O objetivo da ação é estimular os consumidores a reduzir o consumo das sacolas plásticas, que poluem o meio ambiente, substituindo-as por outras mais resistentes, que possam acondicionar mais produtos. Essas novas sacolas foram confeccionadas com um selo estampado indicando o peso que agüentam, para que sejam reutilizadas.
Participaram do projeto piloto 16 lojas das redes Pão de Açúcar, Carrefour, Vip e Alvorada, entre os dias 29 de maio e 29 de junho. Um treinamento específico com operadores de caixa e empacotadores, os quais abordaram os clientes nos pontos-de-venda para apresentar os benefícios das novas sacolinhas, também fez parte do programa.