A maior parte dos empresários do setor de varejo, 57%, espera aumentar o volume de vendas no Dia dos Namorados (12 de junho) e 54% acreditam no crescimento do faturamento na data deste ano em relação a 2007. É o que aponta a pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial divulgada ontem.
De acordo com o levantamento, as grandes empresas são as mais otimistas – 75% de seus empresários esperam alta do faturamento, seguido das médias (58%) e pequenas (50%). Em relação às regiões do País, os empresários do Norte estão mais otimistas, devido ao bom desempenho da mineração, do agronegócio e da indústria, que gera maior expansão da renda do consumidor local.
Para 30% dos varejistas entrevistados, o celular será o presente mais requisitado pelos consumidores, seguido de roupas e acessórios, que é a aposta de 24% dos entrevistados. Outros 16% dos varejistas avaliam que o terceiro presente mais freqüente neste ano virá das floriculturas, em substituição a perfumes e cosméticos, que pesam mais no bolso do consumidor endividado neste ano.
Quanto à forma de pagamento, 49% das vendas serão à vista e 51% a prazo. Este dado mostra um crescimento pelo pagamento à vista, que ganha maior preferência pelos consumidores. A pesquisa foi feita pelo Serasa entre os dias 5 e 12 de maio, com 1.010 executivos do setor do comércio de pequeno, médio e grande portes de todo o País.