As redes varejistas se preparam para as vendas de Natal e Ano Novo. Algumas empresas do setor já estão com as lojas abastecidas com 30% a mais de produtos importados em relação a 2007, aproveitando o câmbio favorável e as boas expectativas de vendas para esta época do ano. Os pedidos foram feitos há cerca de dois meses, com o dólar em baixa e, agora, os comerciantes estão otimistas com a alta da moeda.
A rede Carrefour, por exemplo, prevê um crescimento de 15% nas vendas de importados da área de bazar. A rede francesa importa produtos de vários segmentos, principalmente itens da área de lazer, bazar e decoração, como utensílios de inox, móveis e itens de camping e praia, que vêm de diversos países asiáticos como China, Vietnã, Tailândia e Índia. Segundo a empresa, as negociações feitas com os fornecedores permitem que os produtos cheguem, muitas vezes, com valor promocional ao consumidor.
O Sam´s Club, da rede norte-americana Wal-Mart, iniciou as vendas de itens natalinos de decoração para o seu público – pequenos comerciantes, restaurantes, padarias e bares. A empresa ampliou a variedade de produtos em 20% no bazar e espera que as vendas cresçam ao menos 33% em relação ao mesmo período do ano passado.
A Coop – Cooperativa de Consumo também comercializará mais produtos vindos de fora, principalmente da China. De acordo com o gerente de Compras da área de bazar e eletro, Edson Rodrigues, a maioria das importações é de produtos de utilidade doméstica. “Os importados são mesmo uma tendência para o final do ano. Os próprios fornecedores nos ofereceram e nos deram oportunidades que valeram a pena para nós, além de trazerem mais variedade à rede”, completa. A cooperativa espera um crescimento de 15% a 20% nas vendas do período.