Entidades do varejo paulista pleitearam ao governo do estado o parcelamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de janeiro de 2011 e foram atendidas. O decreto assinado pelo governador Alberto Goldman hoje (20 de dezembro) concede ao comércio varejista o direito de recolher o ICMS sobre as vendas de dezembro em duas parcelas sem juros.
O ato de assinatura, com a presença de deputados e senadores, contou com a presença do vice-presidente Roberto Longo Pinho Moreno, da Diretoria de Apoio ao Associado em Assuntos Jurídicos e Financeiros, que representou a entidade. Em seu discurso, agradeceu o governador Goldman e reiterou a disposição da APAS em auxiliar o Governo do Estado nas questões do abastecimento.
O presidente da APAS, João Galassi, destaca a importância do decreto: “O governador Goldman foi sensível às reivindicações do setor, pois entende que a queda no ritmo de vendas em janeiro compromete o fluxo de caixa do varejo”
A exemplo do que já vinha acontecendo em anos anteriores, o parcelamento do ICMS recolhido em janeiro é o resultado de uma ação conjunta de entidades do varejo, entre elas a Associação Paulista de Supermercados (APAS), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop), a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).
Depois de elaborar em conjunto um documento com a solicitação, as entidades entregaram um ofício dia 16 de dezembro ao secretário Mauro Machado Costa, da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, como objetivo beneficiar o comércio, sem prejudicar a arrecadação do Estado. “|Apesar do bom movimento de dezembro, grande parte das vendas, por serem a prazo, só serão faturadas depois do vencimento do imposto”, explica Galassi.
Segundo ele, o trabalho de representação institucional da APAS vem sendo realizado pelo diretor de Relações Institucionais Carlos Ely e os resultados positivos começam a aparecer.
