Em outubro, o setor supermercadista do Estado de São Paulo apresentou crescimento do faturamento real (deflacionado pelo IPCA/IBGE) de 2,75% em relação ao mês de setembro. Na comparação anual, a alta foi de 4,93% em relação a outubro de 2011. Já no acumulado de janeiro a outubro, o faturamento registrou aumento de 4,26% quando comparado ao mesmo período de 2011.
“O aquecimento no mercado de trabalho e o consequente aumento da renda e do poder de compra da população continuam determinando o crescimento das vendas no comércio varejista, e mais especificamente, no setor supermercadista. Vale ressaltar que o setor vem apresentando crescimento acima do PIB ao longo dos últimos anos, fato este que deve apresentar uma acomodação nos próximos anos”, ressalta o diretor de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Martinho Paiva Moreira.
Neste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 1,5%, e o setor supermercadista, entre 5% e 6%. Em 2013, a alta do PIB deve ser de 3%, e novamente o setor projeta um crescimento de 5% a 6%, mais alinhado com o desempenho das demais atividades econômicas. “Com a proximidade das datas festivas, a projeção é de alta nas vendas e este é um momento que determina de maneira expressiva o desempenho do setor, já que dezembro é o principal mês em termos de faturamento ao longo do ano”, completa o diretor.
Acesse aqui a íntegra do Índice de Vendas do mês de outubro.
