As vendas de cerveja no país, no início do verão 2014 (inclui dezembro de 2013 e janeiro de 2014), cresceram 12,6% em volume contra o mesmo período do ano passado. De acordo com levantamento da Nielsen, as altas temperaturas e os preços estáveis contribuíram para o resultado. Já as vendas de sorvete dispararam 35,4%; as de suco pronto, 25,9%, e as de refrigerantes, 1,7%.
“É esperada a mesma tendência de crescimento em fevereiro, por conta da continuidade do calor”, afirmou o executivo de atendimento da Nielsen, Henrique Suarti Reis.
Copa do Mundo
Alguns desses itens deverão ter um consumo também maior durante a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada nos meses de junho e julho, seguindo a tendência dos eventos esportivos anteriores. Conforme a Nielsen, na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010 as vendas de cerveja no período do evento cresceram 16,5%; as de salgadinho, 9,2%.
A Nielsen também fez um levantamento no qual mostrou que 63% dos brasileiros disseram que consomem algo enquanto assistem esportes na televisão. Dentre os itens estão refrigerante (43% do total), cerveja (37%), pipoca (37%), salgadinho (22%), biscoito (15%), sucos (5%), amendoim (4%) e drops/balas (3%). “Mas é importante que empresas e o varejo se planejem bem para encarar as sazonalidades e tirar o máximo proveito disso”, ressaltou o executivo.
