O ritmo acelerado de lançamentos de produtos no país, somado ao aumento recente da demanda, levou a indústria de produtos de limpeza no Brasil a bater recorde histórico. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), o setor cresceu 11% neste ano em relação a 2009. É a primeira vez que essa indústria atinge uma expansão de dois dígitos.
A receita bruta deve chegar a R$ 13,5 bilhões no ano, o maior volume da história – o montante cresce de forma constante desde 2003. As contas do ano foram feitas com base na expectativa de venda para dezembro – os pedidos ao varejo já foram fechados.
Existem dois movimentos paralelos: a compra maior de volumes de mercadorias “commodities”, até então com vendas mais estáveis, como sabão e detergente; e a demanda mais forte por produtos que ocupavam discreto espaço nas gôndolas dos supermercados. Estas são mercadorias com preços acima da média do setor, e usadas com o propósito de ampliar o bem-estar na casa, como desodorizadores de ambiente, vendidos por não menos que R$ 25 a unidade.
Nessas duas situações, há claramente perfis de compra distintos. Enquanto as classes de menor renda buscaram ampliar o volume de itens básicos comprados, o consumidor de maior poder de compra gastou para trazer maior conforto para casa.
Fonte: Valor Econômico
